Relato dos profissionais de educação da Escola de Educação Básica Monsenhor Bernardo Peters sobre o uso das tecnologias na escola
A tecnologia na educação é um recurso presente no cotidiano dos alunos e professores e vem crescendo muito rápido com vários pontos positivos, sendo que, em alguns casos, substituem quadro, giz, livro didático entre outros. A tecnologia ajuda as aulas se tornar mais dinâmicas, motivadoras, levando o aluno a descobertas incríveis, principalmente com o uso da internet.
No entanto, cabe a escola prepará-los para o uso da tecnologia como uma ferramenta importante na construção do conhecimento, deixando mais atrativo e interessante às aulas. O uso da tecnologia na escola pode ser um caminho que promova mudanças de postura, de hábitos e de metodologias de trabalho, mas, para isso, é importante que seja feita capacitações para os professores, equipe técnico-pedagógico, direção, alunos e pais, com o intuito do trabalho coletivo e participativo.
A tecnologia possibilita um grande número de dados que facilita a vida dos Assistentes de Educação como matrículas, transferência, atestados, prestação de contas, controle de notas, vida funcional dos profissionais de educação, entre outros.
Nossa escola dispõe de laboratório de informática com internet, notebook, data show, televisores, dvds, som, amplificador, microfones para uso dos alunos, professores e equipe técnico.
Porém, não basta ter a tecnologia na escola, é preciso saber fazer uso dela. Para isso, é preciso criar projetos, planejar bem as aulas com objetivos claros para saber o momento certo de utilizá-la. Mas não se deve esquecer que é preciso participar das capacitações sempre que houver necessidade, pois as tecnologias estão em constantes mudanças e precisamos nós, educadores e equipe técnico-pedagógico, acompanhar essa evolução.