A 8ª série apresentou na aula de Ciências, algumas experiências como: catação, separação magnética, evaporação e dissolução fracionada.
Segue abaixo fotos dos trabalhos:
CATAÇÃO: Talvez seja essa a maneira mais antiga de separar misturas heterogêneas. O método pode ser usado para tarefas simples, realizadas em nossas próprias casas, como, por exemplo, o ato de separar impurezas de cereais e legumes. Essa é uma tarefa antiga, do tempo da vovó, mas que retrata perfeitamente como podemos separar misturas heterogêneas por meio da catação.
A aluna misturou arroz e pequenas pedras, para realizar o processo de catação.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA: Método usado para separar metais ferromagnéticos, presentes em uma mistura, por meio da força de atração do ímã.
Os alunos misturaram pedras e raspas de ferro para realizar a separação magnética.
EVAPORAÇÃO: É utilizada numa mistura de líquido e sólido, na qual se deixa o líquido evaporar. Esse método é eficiente quando o líquido da mistura se evapora com facilidade. É o processo utilizado nas salinas brasileiras para retirar o sal da água do mar.
O aluno utilizou uma garrafa pet, água e sal para realizar o processo da evaporação.
DISSOLUÇÃO FRACIONADA: É uma técnica ou método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos,quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.
O aluno utilizou um prato com farinha de trigo, raspas de ferro e um imã para realizar o processo da dissolução fracionada.