quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ALDEIA INDÍGENA TEKOÁ MARANGATU

        No dia 21 de junho, os estudantes da terceira série do Ensino Médio visitaram a aldeia indígena Tekoá Marangatu, no município de Imaruí/SC. No caminho já foram sentindo que a terra faz jus ao nome da aldeia: um lugar para se viver em harmonia. 
     Ao chegarem no local, foram recepcionados pelo diretor da escola indígena, professor Juninho, e tiveram a oportunidade de fazer uma caminhada por toda a aldeia e ao mesmo tempo fazer perguntas. Temas como: formação de família, nascimento de bebês, casamento, velórios, gastronomia, estudo, língua, espiritualidade, arquitetura, danças, estudos, hierarquia, justiça, cuidado com a natureza, desligamento da aldeia etc, foram alvo de muitas perguntas por parte dos estudantes e professores que se demonstraram muito interessados. 
        De volta à entrada da aldeia, as índias ofereceram algumas peças de artesanato para conhecimento e compra e conheceram a escola indígena, professores e parte do currículo do que estudam. 
        No final, alguns índios apresentaram algumas danças  e bateram fotos. Os estudantes e professores doaram quilos de alimentos não perecíveis que seriam levados para a casa da refeição para alimentar algum índio quando este não tivesse o que comer. O maior ensinamento que receberam dos indígenas foi de que: todos somos iguais.

        O projeto foi orientado pelos professores: Eliano Koch (Filosofia) e Eva Monticelli (Arte), e teve como professoras colaboradoras: Jaquerli (segundo professor), Julia (segundo professor) e Katiuscia (AEE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário